É o Engenheiro que tem capacidade para coordenar e administrar um projeto e uma equipe com eficiência, por meio de um planejamento detalhado com cronograma físico e financeiro definindo o tempo e custo de cada etapa do projeto.
Muitas pessoas acreditam que esse profissional aumenta o custo da obra e do projeto, mas não passa de ilusão e desconhecimento, pois somente com acompanhamento do profissional capacitado é possível executar o trabalho proporcionando maior economias sem que seja comprometida a qualidade e a segurança durante a execução da obra.
Desde abril de 2014 as reformas feitas em casas ou apartamentos terão que ter a contratação de um Engenheiro para executar o projeto, de acordo com a NBR 16289:2014, requisitado pela ABNT.
Pequenos reparos como pinturas e troca de gesso não tem a necessidade de contratação do Engenheiro, as novas regras valem para troca de canos e janelas, instalações elétricas e a gás por exemplo. Esta nova Norma foi criada para garantir a segurança em reformas com a coordenação de um profissional qualificado e certificado pelo CREA, para evitar graves consequências por reformas feitas por pessoas desabilitadas ou pelo exercício ilegal da profissão.
Caso você não contrate profissionais no início da reforma ou da construção, o que não é recomendado, além de ser ilegal você inevitavelmente deverá o contratar depois, pois é necessária a regularização da obra e do projeto.
Portanto construir ou reformar dentro da legalidade não se limita apenas às grandes obras. Caso você tenha interesse ou desejo de ampliar a sua residência, como construir mais um cômodo, um banheiro ou até mesmo uma edícula, o primeiro passo é buscar a consultoria de um Engenheiro Civil com a finalidade de avaliar o seu projeto para permitir a obtenção do alvará de construção.